quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Em 2013, ficou algumas coisas sem dar tempo de falar, mostrar e agradecer - II Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo

Primeiro dia - II Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo











-------------------------------------------------

Segundo dia do II Festival do Filme Anarquista e Punk de SP 2013














---------------------------------------

Terceiro dia do II Festival do Filme Anarquista e Punk de SP 2013










Foto Elaine Campos.
--------------------------------------------

II Festival Do Filme Anarquista E Punk De São Paulo Termina De Olho Em 2014
On December 31, 2013 by

FESTIVAL2_baixa
Missão cumprida!
*
O II Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo termina com o compromisso de voltar em 2014 para exibir filmes criados por anarquistas, punks, vídeo-ativistas e cineastas engajados de várias partes do mundo que abordam temáticas e gêneros diferentes sob um olhar crítico, comprometido e libertário.
*
A maioria dos filmes e documentários exibidos no Festival foi concebida de forma independente. Munidos de tecnologia acessível e barata, os filmes quase todos eles são frutos do lema faça você mesmx!, engajados, cujos realizadores são movidos pelo desejo de justiça social e coragem para inserir na história e no imaginário social, narrativas, enredos, ações e personagens que a filmografia oficial faz questão de apagar.
*
A repercussão do Festival tem sido tão positiva que muitos filmes chegaram antes mesmo da abertura das inscrições. A quantidade de filmes selecionados em 2013 foi grande e teve estreantes e representantes do Brasil, América Latina e de várias partes do mundo. O farto material reunido exigiu que a comissão organizadora criasse critérios de exibição, confirmando que o Festival veio definitivamente para ficar!
Bate-papo após exibição de filme. [Foto Elaine Campos].
Na segunda edição, a programação do Festival aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em três noites e dois dias, no espaço que no ano passado sediou o Centro Anarquista e Ação Direta, no Brás, zona leste de São Paulo.
Na sexta, a abertura da programação foi com o Sarau Sangue, Suor e Poesia Libertária e a apresentação de rap feminista Juntas na Luta, as exposições de desenhos “Árvore, Rosa preta murcha, Navalha, Prego, Suicida e a Folha”, de  (Araçatuba, SP) e artes punks e feministas, de Kika (São Paulo, SP); de pinturas “Como a matéria que habita o vácuo”, de Juliano Angelin (São Paulo, SP), de fotografias “Squats e espaços libertários na Europa”, de Marina Knup (São Paulo, SP).
*
No sábado, a oficina “Produção de vídeo”, do Coletivo Rua de Fazer, abriu a programação seguida pela exibição dos filmes programados para o primeiro dia, além do curta produzido durante a oficina, a apresentação de teatro Trupe Lona Preta com a peça “O Perrengue da Lona Preta”, e as rodas de conversas “A cidade de Barcelona na Revolução Espanhola”, e “Reflexões libertárias sobre as manifestações no Brasil”, com representantes da Biblioteca Terra LivreAtivismo ABC e Rede de Comunidades do Extremo Sul de São Paulo.
*
Já no domingo, a oficina “Câmera pinhole”, com Renato (Coletivo Cultive Resistência), abriu a programação seguida pela exibição dos filmes programados para o terceiro e último dia do Festival, além da roda de conversa sobre “Feminismo negro” com realizadores e participantes dos filmes exibidos.Exibição do "Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa" . [Foto Elaine Campos.]
Durante todo o Festival, funcionou a feira de livros anarquistas, libertários e publicações independentes, DVDs, discos, camisetas, acessórios e lanches veganos e bebidas.
*
A comissão organizadora quer agradecer todo mundo que cedeu e inscreveu filmes, aos coletivos que doaram e emprestaram materiais e equipamentos – especialmente o Centro Anarquista Ação DiretaProjeto Espremedor, Coletivo Perifatividade, Projeto Cicas, Fernando Junior pelo apoio com o transporte, e xs companheirxs que ajudaram nas projeções, banquinha e comissões organizativas durante todos os dias, todo mundo que participou das atividades programadas, todo mundo que colaborou com a organização durante os três dias do Festival e, finalmente, todo mundo que compareceu – foram aproximadamente 300 pessoas – e apreciou a programação.
*
Já dissemos que o mundo nunca mais foi o mesmo depois do anarquismo e também dos filmes. A história não para e nosso rumo é a estação liberdade!
*
Nos vemos em 2014, no III Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo!
Até lá, muita saúde e anarquia.
*
Marina Knup, Avelino Regicida, Elaine Campos, Ruivo Lopes, Juliano Angelin e Clayton João
Do Morro Produções, AnarcoFilmes & Imprensa Marginal
* * *
http://anarcopunk.org/festival/?page_id=285

Festival Do Filme Anarquista E Punk De São Paulo







Nenhum comentário:

Postar um comentário