quinta-feira, 27 de junho de 2013

Chamamento para exposição fotográfica colaborativa “Latido das Ruas – Empoderamento Feminino”



Requerimento da ficha de inscrição: curadoria.sinfoniadecaes@gmail.com

O coletivo Associação Cultural Sinfonia de Cães comemora 10 anos de muita luta e aprendizado promovendo o projeto “Latido das Ruas” que propõe a ocupação cultural dos espaços públicos de forma alternativa.

Isto é um convite para fotógrafas e amantes da fotografia em geral a participarem da exposição colaborativa apresentando suas interpretações sobre o tema “Empoderamento feminino”. Haverá uma curadoria e as imagens selecionadas estarão presentes em formato de exposição no festival sinfonia de cães em 26 de Outubro, na Zona Norte (com local ainda a confirmar).

Importante: Os custos de impressão, produção do material, deverão correr por conta de cada fotógrafa selecionada. O coletivo será responsável pela orientação e montagem da exposição bem como manutenção e cuidados no dia do festival.

Serão selecionadas de 2 a 5 fotos de cada participante, a depender da quantidade de inscritos e do interesse da fotógrafa.

Requerimento da ficha de inscrição: curadoria.sinfoniadecaes@gmail.com

As imagens deverão ser enviadas até o prazo máximo de 1 de setembro de 2013, para o email: curadoria.sinfoniadecaes@gmail.com

As imagens selecionadas deverão ser impressas no seguinte formato: banner (impressão em lona) em 30cmx40cm e entregues até o prazo máximo de 07 de outubro de 2013 para o Sinfonia de Cães (o endereço será enviado ao aviso da participação na exposição)

Objetivos
Uma exposição colaborativa feita por mulheres sobre o “Empoderamento Feminino” visando a discussão da condição da mulher de forma positiva para um público diversificado.

O convite é para mulheres que estejam interessadas em construir e fortalecer essa ideia.

Por que Fotografia e Empoderamento?
A posição da mulher na sociedade ainda é, em muitos ambientes, de submissão e negação de sua vontade própria, auto-estima e liberdade. O empoderamento implica na alteração dos processos e estruturas que reproduzem tal condição.

Assim, ao invés de perpetuar essa visão da mulher enquanto vítima, queremos mostrar a mulher que atua em resistência, re-significando e lutando contra aquilo que a oprime e por aquilo que ela acredita.

A fotografia oferece a possibilidade de observar diferentes olhares, abordagens e interpretações sobre o mesmo tema. Cada fotógrafa tem uma visão única influenciada por suas experiências vividas e sua bagagem cultural, refletindo na forma de abordar, interpretar e fotografar.

Como resultado esperamos uma exposição fotográfica diversificada, em que cada artista irá expor sua visão sobre o tema "Empoderamento Feminino", proporcionando ao observador que estará participando da atividade, diferentes olhares sobre o assunto e a interpretação dos trabalhos, abrindo espaço para sua discussão e intervenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário