quarta-feira, 16 de junho de 2010

CULTURA CONTRA DEMOLIÇÃO

CULTURA CONTRA DEMOLIÇÃO

Por volta das 8h30 da manhã dessa segunda-feira, 14/06/2010, o CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social, esteve na iminência de ser demolido. Localizado na Pça Padre João Bosco Penido Burnier, o galpão construído a mais de 20 anos pela EMURB – Empresa Municipal de Urbanização, em projeto do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, trata-se de uma antigo centro de convivência, que juntamente ao vestiário do Grêmio Esportivo, fazem parte do Conjunto Habitacional Fernão Dias, onde atualmente moram mais de mil famílias do bairro Jardim Julieta.

Desde março de 2007, um grupo de artistas e moradores da região deu início ao trabalho de recuperação do espaço, que se encontrava bastante degradado pelo abandono de mais de 10 anos, promovendo a revitalização ambiental, moral e social do local e da comunidade. Hoje o CICAS é composto por um estúdio de áudio, uma biblioteca e uma salão com palco onde acontecem shows e espetáculos em geral. Também são realizados cursos e oficinas permanentes de música, dança, teatro, inglês, desenho, capoeira, e outras atividades espontâneas.

Desde a última quinta-feira, 11/06/2010, recebemos pela primeira vez a visita da Sub-prefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme, que nos informou seus planos para remoção das edificações ali existentes para a futura construção de uma praça. Na sexta-feira, 12/06/2010, funcionários da Sub-prefeitura escoltados pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, fizeram a remoção de todos os bens do CICAS, para a Garagem dos Cães.

mo após todas as tentativas de negociação por parte do espaço CICAS, a Sub-prefeitura enviou seu primeiro trator para realizar a demolição das edificações. Graças aos artistas e moradores, com destaque para as crianças, além de apoio da imprensa, a ação pode ser revertida. O fato teve a cobertura do programa CQC da TV Bandeirantes, e deve ir ao ar na próxima segunda-feira.


Conseguimos realizar a reunião com a Sub-prefeitura, de acordo com a cobertura a seguir, pela jornalista Ruth Alexandre de Paulo Manto, retirado do site Falapovo.com. Portanto, o CICAS ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE e precisa mais do que nunca da força de todos os artistas e freqüentadores do espaço, para intensificar ao máximo as atividades, enquanto corremos contra o tempo em busca da regularização junto às autoridades .


Enviem as idéias de programação para: projeto.cicas@gmail.com

14/06/2010 - A DEMOLIÇÃO ESTÁ SUSPENSA TRÉGUA PARA TRABALHO SOCIAL NA ZONA NORTE

“Terminou com alguns encaminhamentos importantes o encontro, entre a comunidade e representantes da Sub-prefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, para buscar uma solução para o trabalho social desenvolvido pelo Centro Independente de Cultura Alternativa e Social e a determinação da prefeitura de demolir o galpão onde o trabalho é realizado para ampliar a praça.

O falapovo.com acompanhou a reunião que durou aproximadamente uma hora e meia, na tarde de segunda-feira, 14, e contou com a presença de representantes do CICAS, assessores parlamentares da Câmara e da ALESP, moradores da COHAB Fernaão Dias, o Sub-prefeito em exercício, José Carlos Romero ( Antonio Perosa está em férias), e assessores.
A demolição está suspensa e o trabalho será retomado até que haja definição Judicial sobre a questão. A notificação foi assinada hoje e os responsáveis pelo CICAS terão 15 dias para fazer a defesa. Neste período serão feitas reuniões entre as partes para avaliar o trabalho desenvolvido e estudar a parceria. Também o grupo terá assessoria jurídica dos assessores parlamentares para atender a burocracia necessária. Simultaneamente será aberto processo na Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos pedindo permissão para uso da área.

Hoje pela manhã as máquinas da prefeitura foram até o local para colocar os galpões abaixo mas com a pressão da presença da comunidade e da imprensa o trabalho não foi realizado e teve tempo para o acordo.
Neste domingo 13 de junho o Falapovo.com também esteve no Galpão onde, há três anos, funciona o projeto CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social, próximo ao Terminal de Cargas Fernão Dias. Na sexta-feira todos os livros da biblioteca, equipamentos do estúdio que é parceria com a Secretaria de Cultura, utensílios de cozinha usados para fazer alimentação das crianças atendidas e demais materiais das oficinas, foram retirados do local e o grupo foi informado da demolição agendada para esta segunda-feira. Os galpões da prefeitura, ao lado da COHAB Vila Sabrina que tem 1090 apartamentos, por muito tempo ficaram abandonados. De três anos para cá abriga aulas de inglês, teatro, capoeira, dança do ventre, percussão, artesanato, oficinas de literatura, contação de histórias entre outros. Todo o projeto tem o apoio e está registrado em ata do condomínio da COHAB. A entidade também tem parceria com as Secretarias da Cultura e Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

O grupo tem registros de diversas atividades, documentos e publicações referentes ao trabalho realizado no local, inclusive com referência ao evento de sábado, 12/06/2010, que fez parte da programação da semana do meio ambiente, promovida pela própria subprefeitura e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, além de projetos em andamento como as oficinas de teatro, promovidas através do fomento ao teatro da Secretaria de Cultura da Prefeitura, e projetos em elaboração com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Neste domingo as atividades com as crianças aconteceram na pracinha do lado de fora. O Galpão vazio, o estúdio, a biblioteca que tinha dois mil exemplares, a cozinha, tudo vazio. Agora o material terá que ser levado de volta para que o trabalho seja retomado.
Acessando os endereços abaixo é possível conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo grupo. Existe também um abaixo assinado que pode ter adesão online, para apoiar o Centro Independente de Cultura Alternativa e Social.”

Abaixo Assinado FICA CICAS – assine!

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6236
http://www.projetocicas.blogspot.com/

--
Sinfonia de Cães
www.sinfoniadecaes.org


Um comentário:

  1. È pra ajudar não tem ninguem...agora pra atrapalhar...

    ResponderExcluir