AGENDA CULTURAL SETEMBRO 2010
PONTO DE CULTURA QUILOMBAQUE
Confira a programação completa abaixo ou em nossa agenda cultural anexa
RESISTÊNCIA
Em setembro, a Comunidade Cultural Quilombaque completa cinco anos de luta cultural no bairro de Perus. E para fazer um balanço e comemorar esta caminhada de muita resistência, conquistas e algumas rasteiras, nada melhor do que chamar os amigos, parceiros e coletivos para uma festa que marca a data e projeta novos desafios e sonhos que ainda serão realizados. O trabalho diário, não só em Perus, mas também na articulação e troca de idéias e experiências com mais de 60 grupos e coletivos de outras quebradas - como Jaraguá, Taipas, Brasilândia, Anhanguera, Carapicuiba, Vila Menck, Vila Sabrina, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Pirituba, Santana de Parnaíba, Vila Nova Cachoeirinha - muitas vezes é árduo, mas os obstáculos e as dificuldades só fortalece quem aprendeu desde o começo que a resistência é a palavra chave para a mudança de nossas periferias.
Além da nossa festa de aniversário, temos uma programação cultural bem eclética: oficinas culturais que retornam com novos módulos, espetáculos teatrais - destaque para a Cia. Teatro de Carne & Osso, de Franco da Rocha -, atividades permanentes de educação ambiental, discussão do movimento hip hop, cinema na praça e muito mais.
Ponto de Cultura Quilombaque
O projeto Ponto de Cultura Quilombaque atua no bairro de Perus com oficinas culturais, debates, exposições, eventos temáticos, exibição de cinema, e, além disso, também organiza uma vez por mês intervenções culturais - hip hop, cinema, música, teatro, exposição - em mais quatro bairros (Taipas, Anhanguera, Brasilândia e Jaraguá), em parceria com grupos e coletivos locais. A iniciativa é da Comunidade Cultural Quilombaque e Instituto CEPODH.
ANIVERSÁRIO QUILOMBAQUE
Comemorando cinco anos de resistência em Perus, a Comunidade Cultural Quilombaque, que tornou-se Ponto de Cultura em 2010, articulando coletivos culturais não só da região (Jaraguá, Brasilândia, Taipas e Anhanguera), mas também de outros municípios (Caieiras, Franco da Rocha, Vila Menck, Francisco Morato, entre outros) convida diversas bandas e intervenções artísticas para sua festa de aniversário.
Dia 11/09 (sábado), a partir das 15h.
Comunidade Cultural Quilombaque
TEATRO
Cordel do Amor Sem Fim
A Cia Teatro em Carne & Osso apresenta o espetáculo que conta a história de três mulheres, três irmãs, unidas pelo sangue e separadas por suas diferentes personalidades e maneiras de ver e entender o mundo. E o amor, esse cruel que marca o tempo e as pessoas, com seus mistérios e desatinos, que separa quando parece juntar e junta quando finge separar, é o condutor de toda essa história. Contrariando todas as opiniões, Teresa, a mais nova das irmãs, decide desafiar o destino e anseia pelo retorno de um verdadeiro amor.
Dias 12, 19 e 26/09 (domingo), 19h.
Entrada: R$ 5,00
Comunidade Cultural Quilombaque
Blog da cia: teatroemcarneeosso.blogspot.com
Tribuna Hip-Hop
A atividade está no 7º encontro, e em setembro convida o DJ Erick Jay, do Clã Leste, para uma roda de conversa. O intuito é reunir integrantes do movimento hip hop e discutir os novos rumos da arte.
Dia 10/09 (sexta), 19h.
Comunidade Cultural Quilombaque
CineQuilombo
Este projeto acontece em praça pública desde 2008. É uma iniciativa da Comunidade Cultural Quilombaque, que exibe filmes alternativos e curtas-metragens para a comunidade. Na edição de setembro, exibiremos o documentário independente "Profissão MC", de Alessandro Buzo e Toni Nogueira, que tem como protagonista o grupo Criolo Doido e conta a história de um rapper na periferia que num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no rap.
Dia 24/09 (sexta), 20h.
Praça Inácio Dias, s/n, em frente à estação de trem Perus.
RadiAção Sonora
Este projeto acontece em Perus desde 2009 e leva para a Praça Inácio Dias intervenções com DJs tocando diversos estilos musicais.
Dia 17/09 (sexta), 20h.
Praça Inácio Dias, em frente à estação de trem Perus.
Ações em
Outras Quebradas
ANHANGUERA
Espetáculo Circense
A Trupe Liuds apresenta o espetáculo "O Cumprimento do Chapeleléu", com muita palhaçada e brincadeiras lúdicas por meio de esquetes divertidas, como a do "cumprimento", na qual o palhaço Candango, todo atrapalhado, não consegue cumprimentar a platéia da forma que o palhaço Torradinho pede.
Dia 25/09 (sábado), às 16h.
Local: Praça Jd. Monte Belo - Morro Doce
JARAGUÁ
Cinema na Praça
Exibição de curtas-metragens, animação e documentários independentes.
Dia 18/09, às 19h.
Local: Amaravati com a Paulo Arentino (altura nº 400) - Arábia, Jaraguá.
BRASILÂNDIA
Cinema na Brasa
Exibição de curtas-metragens, animações e documentários independentes. Neste mês exibiremos o filme "O Contador de Histórias", de Luiz Villaça.
Dia 25/09 (sábado), às 19h.
Local: Escadão da Rua do Farol
Dias de Sarau na Brasa
04 e 18/09, às 20h.
Local: Bar do Carlita - em frente a E.E. João Solimeo.
Blog: brasasarau.blogspot.com
Confira os cursos que acontecem na Quilombaque
VAI (Programa de Valorização a Iniciativas Culturais)
Secretaria da Cultura - Prefeitura de São Paulo
Circo
Trupe Liuds: a vida do palhaço
Descrição: Com as técnicas de malabares, perna de pau, monociclo, clown, figurino, sonoplastia e cenografia, a oficina tem como objetivo principal desenvolver um processo no qual o lúdico e a realidade se comuniquem. Ao final do curso, será montado um espetáculo itinerante.
Coordenador: Clébio Ferreira
Faixa etária: a partir de 10 anos
Horário: Quarta, das 19h às 21h30.
Local: Praça Inácio Dias - em frente à estação de trem Perus
Foto na Lata
Imagens da História de Perus
Descrição: a oficina propõe novos olhares sobre a história do bairro por meio da magia da câmara escura feita com lata e do processo de revelação em laboratório.
Oficineiros: Silvio Luz e Cris Suzarte
Vagas: 20
Faixa etária: a partir de 8 anos
Horário: Sábado, das 9h às 12h.
Inscrições abertas
Ponto de Cultura Quilombaque
Fotografia
A oficina de fotografia retorna em setembro com um novo módulo, apresentando aos alunos técnicas de fotografia digital e edição de imagens.
Oficineiros: Silvio Luz e Cris Suzarte
Faixa etária: a partir dos 13 anos
Início: 15/09 (quarta), das 15h às 18h.
Inscrições abertas
Produção de livros artesanais
O coletivo Dulcinéia Catadora ensina em três encontros a confecção de livros, valorizando a reciclagem e potencializando o saber artístico e criativo. Trazer textos próprios para a oficina.
Dias 25/09, 02 e 09/10, às 14h.
Comunidade Cultural Quilombaque
Vagas limitadas
Samba rock
A oficina ensina movimentos, passos, marcações e giros característicos deste estilo de dança de salão.
Oficineira: Priscila Resende
Faixa etária: a partir de 10 anos
Início: 17/09 (sexta), às 20h.
Inscrições abertas
Dança
Através do corpo criativo, a oficina introduz diferentes técnicas de dança. Do afro ao butoh, passando pelo contato improvisação, os integrantes serão instigados a produzir um espetáculo autobiográfico.
Oficineira: Ana Beatriz Almeida
Faixa etária: dos 13 aos 23 anos
Segunda, das 18h às 20h.
Inscrições abertas
DJ
Descrição: a oficina mostra, na prática, o trabalho de um DJ, ensinando técnicas de mixagens e edição e manuseio de equipamentos.
Oficineiro: DJ Clevinho (Phone Raps)
Horário: segunda, das 19h às 21h.
Turma completa
Capoeira
Descrição: reforçando as raízes africanas, a oficina proporciona a vivência da arte da capoeira, com seus golpes e história.
Horário: Terça e Quinta, das 20h às 22h.
Esquadrão Arte Capoeira
Palestra com o contra-mestre Nivaldo
05/09 (domingo), das 14h às 18h.
Permacultura
Descrição: o grupo de pesquisas se reúne diariamente para a reciclagem de alimentos, separação e compactação do lixo, compostagem e plantio de sementes criolas.
Horário: diariamente (infos: 3915-7539).
Tricô e Crochê
Descrição: a oficina ensina técnicas com agulhas e incentiva a geração de renda.
Horário: Segunda, das 14h às 17h.
Oficineira: Aurora Pereira
PARA PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO, ACESSE:
http://comunidadequilombaque.blogspot.com/p/oficinas.html
Redação: Silvio Luz
Diagramação: Fofão
Coordenador do projeto: Clébio Ferreira
PROGRAMAÇÃO CICAS.
9- QUINTA FEIRA - BIBLIOTECA ABERTA DAS 10h00 AS 16h00 / OFICINA DE LITERATURA (VAGNER) 20h00
10- SEXTA FEIRA -
11- SABADO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (SAMANTHA) 10H00/12H00/ OFICINA AMBIENTAL (FLECHA) 11h00 - DANÇA DO VENTRE 15h30/17h00 - CAPOEIRA 17h00/18h30
12- DOMINGO - ANIVERSÁRIO VL. GUILHERME
http://projetocicas.blogspot.com/
2º ANIVERSÁRIO DO SARAU DA ADEMAR.
O Coletivo Sarau da Ademar tem por objetivo desmistificar a poesia e reconhecer os poetas locais, criando um espaço de cultura e integração na comunidade com encontros que acontecem desde setembro de 2008. O microfone é aberto para comungar a palavra e outras manifestações artísticas. Nesta edição especial de aniversário com diversas atividades:
Dia 12 (domingo), das 17h às 22h. Sarau de Aniversário com as participações do Espírito de Zumbi, As Camilas, lançamento dos livros do escritor Sacolinha.
Dia 13 (segunda-feira), das 20h às 22h. Debate: Nossa causa é a mesma, Literatura?
Dia 14 (terça-feira), das 20h às 22h.Teatro - Monólogos de atores periféricos.
Dia 15 (quarta-feira),das 20h às 22h.Cine - Curtas - Apoio NCA.
Dia 17 (sexta-feira), das 20h às 22h. Baile Nostalgia anos 70 e 80.
Dia 18 (sábado), a partir das 14h. Feira Cultural.
Dia 19 (domingo), a partir das 15h. Festival de Rap na Rua.
Dos dias 12 a 19. Quadra – Rua Durval Pinto Ferreira, s/n. Altura do 3.144 da Av. Cupecê. Cidade Ademar, Zona Sul. (11) 8375- 6371 c/
Lids. Entrada franca. Confira programação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário