segunda-feira, 16 de novembro de 2009

" Tambores da Noite "



O Poeta
Carlos de Assumpção

O poeta Carlos de Assumpção, 82 anos, referência na literatura negra brasileira, participará de encontros em sua homenagem no mês da consciência negra e também realizará o lançamento do livro "Tambores da Noite", obra que reúne sua antologia poética, organizado pelo Coletivo Cultural Poesia na Brasa, Elo da Corrente, Ciclo Continuo e Projeto Espremedor.

Autor dos livros "Protesto" e "Quilombo", co-autor do cd "Quilombo de Palavras" com Cuti e participou de diversas antologias como "Cadernos Negros" – Quilombhoje- e "Negro Escrito" – Org. Oswaldo de Camargo. Ele foi frequentador assíduo da Associação Cultural do Negro, no centro de São Paulo nos anos 50, onde se encontrava com ativistas da extinta Frente Negra Brasileira e com escritores e intelectuais de grande importância como Solano Trindade, Aristides Barbosa e Oswaldo. Membro da Academia Francana de Letras, formado em Letras e Direito, escolheu a cidade de Franca/SP para estudar e lecionar nos anos 80 e nos últimos anos não participou ativamente da cena literária, pois está com a saúde sensível. Em 1982 Carlos de Assumpção ficou em 1° lugar no II Concurso de Poesia Falada de Araraquara/ SP com o poema Protesto. Em 1958, por ocasião do 70° aniversário da Abolição, recebeu o título de Personalidade Negra, conferido pela Associação Cultural do Negro, em São Paulo/SP.

Confira a programação
dos lançamentos do livro
"Tambores da Noite"

*
Dia 19 (quinta-feira)
20 horas
Bar do Cláudio Santista
Rua Jurubim, 788-A. Pirituba. Zona Oeste.
Entrada franca. (11) 3906-6081 c/ Raquel e Michel.
*
Dia 20 (sexta-feira)
16 horas
Centro Cultural da Juventude
Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641 – Vila Nova Cachoeirinha.
Zona Norte. (11) 3984-2466.
*
Dia 21 (sábado)
19 horas
Bar do Carlita
Rua Professor Viveiros Raposo, 234
(em frente da escola E.E. João Solimeo).
Brasilândia. Zona Norte.
(11) 3922-8593.
*
*
Venha celebrar conosco!!!

A Participação das Mulheres nos Movimentos Culturais.


Coletivo Cultural Poesia na Brasa
e
Projeto Espremedor

Em diversas manifestações culturais, a presença das mulheres é marcante dentro dos agrupamentos em que participam. Mas suas atuações nem sempre são lembradas com o devido respeito.
Este tema será debatido por Raquel Almeida ( Elo da Corrente), Lid´s (Sarau da Ademar) e Maria Helena ( Velha - Guarda do Rosas de Ouro).
Dia 21 (sábado), 15hs Centro Cultural da Juventude

Dia 22 Novembro Vagner Sampaio do Coletivo Cultural Poesia na Brasa, Organizara uma mesa no CCJ Ruth Cardoso, QUAL FUNÇÃO PODEMOS DAR À LITERATURA EM MEIO AO CAOS EM QUE VIVEMOS ? com os escritores(as) Caco Pontes, Diego Árias, Leandro Morais ( Leko ), Juliana Balduino e Rui Mascarenhas, as 14hs.


Dia 22 Novembro Mostra Vai....

Omo - Ayê





Nenhum comentário:

Postar um comentário